2 Via do PIS


Todos os trabalhadores que possuem registro em carteira de trabalho precisam possuir o cartão do PIS.

Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP, dependendo do órgão, é uma contribuição social de natureza tributária devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

O PIS foi instituído com a justificativa de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. Na prática consiste em um programa de transferência de renda, possibilitando melhor distribuição da renda nacional.

Atualmente o abono do PASEP (funcionários públicos) é pago no Banco do Brasil, enquanto que o abono do PIS (funcionários de empresas privadas) é feito na Caixa Econômica Federal. O Cartão do PIS é usado pelos clientes da Previdência Social para realizarem consultas, saques, extratos e outras ações.

Como tirar 2ª via do cartão PIS

A segunda via pode ser solicitada a qualquer momento nas agências da Caixa, apresentando a carteira de trabalho com anotação do código do PIS, ou outro documento que identifique o titular. Se você também perder o número, ou seja, o cartão foi roubado, perdido e você não lembra o número, dirija-se também a Caixa e peça um novo cadastro ou a recuperação de seu número, que só pode ser informado nas agências.

Para que você tire todas as dúvidas antes de se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, acesse o endereço eletrônico:

http://www.caixa.gov.br/Voce/Social/Beneficios/Pis/perg_freq.asp

Através do site você poderá esclarecer algumas dúvidas e adquirir maiores informações.

Like it.? Share it: