Como tirar 2 Via da Carteira de Trabalho

Perdeu sua Carteira de Trabalho ou ela foi danificada ou roubada? Seja qual for o caso deixaremos aqui o que fazer para tirar a segunda via.

Solicitando a 2ª via da CTPS

O primeiro passo, assim que se percebe que a carteira foi perdida ou roubada, é ir a uma delegacia de polícia e fazer um Boletim de Ocorrência. Depois, é preciso providenciar uma nova via do documento, que pode ser tirada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da cidade ou em pontos de atendimento ao trabalhador, que podem estar instalados nas Regiões Administrativas dos bairros ou em sindicatos.

A solicitação de 2ª via da CTPS pode ser feita em casos especifícos. Entre eles, roubo, perda, danos e término de páginas.

No caso de extravio, furto, roubo ou perda, o requerente deve apresentar, além do Boletim de Ocorrência Policial (BO), os seguintes documentos:

  • Uma foto 3×4 recente (com fundo branco);
  • Certidão de casamento, de nascimento ou identidade;
  • Um documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior, perdida como o extrato do FGTS, uma cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa ou o termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública ou por um juiz de paz

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, é possível pedir a segunda via da carteira de trabalho em outros dois casos: continuação ou danificação da carteira anterior.

A emissão de uma nova via por motivo de continuação só será feita mediante a constatação de que pelo menos um dos campos da carteira, seja contrato de trabalho, férias ou anotações gerais, foi totalmente preenchido. Neste caso, o trabalhador deverá apresentar, além da foto e do documento de identificação, a carteira de trabalho anterior.

A danificação, por sua vez, é caracterizada pela falta de fotografia, rasura, ausência de página ou qualquer situação que impossibilite a utilização normal da carteira. Neste caso, basta ir à superintendência ou aos pontos alternativos, levando os mesmos documentos pedidos no caso da perda ou do roubo.

Providencie a sua!

Like it.? Share it: